Orações Espíritas
Deus, nosso Pai, que tendes Poder e Bondade,
dai a força aquele que passa pela provação,
dai a luz aquele que procura a verdade,
ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
DEUS! Dai ao viajor a estrela guia,
ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento,
ao Espírito a verdade, à criança o guia,
ao órfão o pai.
Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores,
derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
DEUS! Um raio, uma faísca do Vosso amor, pode abrasar a Terra;
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita,
e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós
Vos esperamos com os braços abertos,
oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição,
e queremos de algum modo alcançar a Vossa misericórdia.
DEUS! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós,
dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão;
dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Santíssima Imagem.
Amém.
Prece de Cáritas
Prece para os Espíritos Protetores
Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus que exerceis a sublime missão de assistir os encarnados e ensinar-lhes o caminho do progresso que é o bem e a verdade, sustentai-me nas provocações desta vida; auxiliai-me a cumprir os desígnios da Justiça de Deus e a purificar os meus pensamentos, para que eu não de acesso aos espíritos que, por seu atraso, permanecem na maldade e induzem os homens ao mal.
Iluminai minha consciência, a fim de conhecer as minhas faltas, e afastai dos meus olhos o véu do orgulho e da vaidade que impediria de percebê-las e confessá-las a mim mesmo.
Espíritos que vos me interessais por mim, e, sobretudo vós, meu anjo da guarda, que mais particularmente por mim velais ,fazei com que eu seja digno de sua benevolência.
Conhecedores, como sois, das minhas necessidades, auxiliai-me, eu vos rogo, para que elas possam ser satisfeita segundo a vontade de Deus.
Espírito amantíssimo, anjos guardiões, aos quais Deus, em sua misericórdia infinita permite velarem pela pobre humanidade, sede meus protetores nas provas desta vida.
Dai-me força, coragem, resignação; inspirai-me fé, caridade, amor e tudo que é bom, detendo-me no declive do mal.;
Consenti que a doce influência do vosso saber e das vossas virtudes penetre em minha alma, alente e esclareça meu ser; fazei com que eu possa sentir em cada um de vós um amigo desvelado e caridoso que, ao meu lado, compreenda os meus sofrimentos e participe das minhas alegrias. E vós (dizer nome da pessoa), que considero meu particular protetor, inspirai-me a fé que salva, o amor que consola, a claridade que vivifica, para que eu possa suportar, com paciência e reconhecimento, as provas que aprouver a Deus enviar-me e, por elas, saber descortinar o meu passado e esforçar-me por conquistar um futuro melhor.
Prece para o Anjo da Guarda
Ao Levantar ou Principiar os Trabalhos Diários (I)
Meu Deus, Vós que sois grande, que sois tudo, deixa cair sobre mim, que não existo senão por Vossa vontade, um raio da divina luz. Fazei que, penetrando no Vosso amor, me seja fácil praticar o bem e que eu tenha aversão ao mal; que animado pelo desejo de vos agradar, meu espírito vença os obstáculos que se opõem á vitória da verdade sobre o erro, da fraternidade sobre o egoísmo; fazei que em cada companheiro de provocações eu veja um irmão, assim como de Vós emanam e para Vós devem voltar.
Dai-me o amor ao trabalho, que é o dever de todos sobre a Terra e, com auxilio do archote que colocastes ao meu alcance, esclarecei-me sobre as imperfeições que retardam meu adiantamento nesta e na vindoura vida.
Meu Deus, Pai Amantíssimo! Dai-me força e luz para bem utilizar a presente existência que a Vossa bondade me concedeu para o progresso do meu espírito.
Permiti, Senhor, que eu obtenha, pelo trabalho, o necessário à vida corporal, sem que seja prejudicado o aperfeiçoamento do meu ser espiritual.Consenti que os nossos inspiradores e invisíveis servos me inspirem desejos de ser útil aos meus semelhantes.
Fazei Senhor, que, com sua inspiração, eu saiba conduzir-me sem prejudicar os meus irmãos por pensamentos, palavras, obras ou missões.
Oxalá o Anjo da minha guarda e os meus espíritos protetores me livrem de todos os seres encarnados e desencarnados que possam induzir-me ao mal e afastar-me dos princípios da caridade, pregada e exemplificada por Jesus Cristo.